Tudo começou em 2012 como um hobby, e simultaneamente consequência de uma necessidade sentida.

Ao ler os rótulos das embalagens de sabonetes e gel de banho, verifiquei o enorme número de aditivos químicos sintéticos e conservantes adicionado aos produtos de higiene comercializados.

Mesmo os produtos mais caros e que até se vendem apenas em farmácias e se dizem puros e vegetais, se for feita uma análise mais atenta aos rótulos fica demonstrado que não é bem assim.

 

No inicio fiz sabonetes artesanais de glicerina comprando a base já feita e depois acrescentava os óleos essenciais e fazia-os de  várias formas e tamanhos. O resultado não me agradou.​

Constatei que mesmo as bases de glicerina que se compram para derreter e dizem ser vegetais contêm  álcool e Laurel, também conhecido por sulfato de sódio, sodium laureth sulfat ou pelas siglas SLS,SLES, que é um detergente surfactante e desodorante muito eficaz e barato, mas que é um químico que  com o uso continuado seca a pele e pode mesmo  provocar irritação, além de dúvidas que existem sobre poder ser cancerígeno.

  Como o método  ancestral de fazer sabonetes chamado Cold Process é mais difícil e complicado que o de derreter a glicerina, fiz um curso de fabrico de sabonetes artesanais e cosmética natural em Inglaterra.  Voltei a  fazer os sabonetes como as nossas avós e bisavós faziam.

Os resultados não poderiam ser melhores.

Agora só usamos  sabonetes verdadeiramente vegetais e naturais, sem químicos  e conservantes desnecessários.

A nossa pele, a nossa saúde  e o planeta agradecem.

  O hobby passou a ser viciante, sempre que podia ia experimentar uma receita nova para depois testar, só o tempo de cura de um mês que os sabonetes  precisam até puderem ser utilizados é que era difícil de aguentar.

 

 Constatei que já tinha sabonetes que davam para muitas famílias, comecei a oferecer a amigos e familiares. Devido ao sucesso que os sabonetes tinham, resolvi dar o próximo passo e começar a comercializa-los fazendo o licenciamento da unidade produtiva  artesanal ,as notificações ao CPNP, Ciav e Infarmed.

Todos os nossos sabonetes têm como base principal o nosso azeite extra virgem ao qual são adicionados óleos e manteigas vegetais.  Podem ser encomendadas miniaturas para oferecer em ocasiões especiais como casamentos, baptizados etc., desde que a encomenda seja feita com a antecedência​ necessária devido ao tempo de cura, necessitam cerca de um mês para secagem natural após o processo de saponificação.

Devido ao processo artesanal podem surgir pequenas alterações na aparência, cor e formato dos sabonetes consoante o lote e que pode ser diferente das fotos aqui apresentadas.

Juicy Soaps